impacto social a partir de um novo paradigma de desenvolvimento.

 

Quando começamos a trabalhar com impacto social nos perguntamos que impacto era esse. Sob qual ótica, e guiadas por qual visão caminharíamos?

Depois de nos aprofundarmos em alternativas sistêmicas para os problemas sociais que vivemos, nos inspiramos no Bem-viver como direção. Bem-viver é um nome usado para conceitualizar a cosmovisão de comunidades tradicionais que se organizam a partir do coletivo (ex.: sumak kawsay, teko porã, ubuntu, entre outras). É cultural e contra-hegemônica, abarca a relação entre as pessoas e delas com a natureza e propõe uma economia cujo horizonte último seja uma vida plena. Para nós, da Próspera, o Bem-viver é uma bússola para um mundo social e ambientalmente mais justo.

Acreditamos que, para que haja transformação real, é preciso questionar o atual paradigma de desenvolvimento - de racismo, acumulação e exploração de muitos em benefício de poucos.

Queremos construir uma atuação privada que olhe com cuidado e responsabilidade para a raiz de questões ambientais e sociais e provoque redistribuição de acesso e poder.

Pequena e estratégica, radical e necessária.

 

Eixos de atuação

Cada um desses eixos, juntos e separados, apontam temáticas estratégicas da nossa atuação. Acesso à terra, moradia digna, saneamento, acesso à alimentação saudável e adequada, fortalecimento de povos tradicionais e novas narrativas de mundos possíveis passam, na nossa perspectiva, por essas três palavras centrais.

  • Buscamos projetos conectados à regeneração da terra, preservação ou recuperação de biomas, modelos produtivos agroflorestais, uso sustentável do solo urbano, sempre de caráter coletivo, que ampliem o acesso ao território.

  • Buscamos projetos ou organizações que fomentem a produção ou a ampliação do acesso a alimentos saudáveis, medicinas naturais e/ou tradicionais, água e saneamento. Que tratem do conhecer, estar e pertencer ao território como parte da saúde biopsicosocial.

  • Buscamos projetos ou organizações de produção e disseminação cultural, artística, científica, tecnológica, centrados nos conhecimentos de povos tradicionais, originários e afrodescendentes. Ou ainda, que ofereçam oportunidades de emancipação econômica para povos historicamente subalternizados.



Princípios de atuação

Olhar para a ponta, abrir mão de retorno, encontrar a melhor solução para apoiar cada projeto e contar com outros atores do ecossistema são alguns dos nossos pontos de partida.

  • Impacto primeiro.

    Impacto na ponta vem antes de qualquer coisa. É ele que vai sulear nossa atuação: organizações escolhidas, mecanismos de apoio, tipo de retorno. Não temos o foco em rentabilidade e sabemos que, para que haja mais justiça social, é necessário que haja também redistribuição de poder e renda.

  • Finanças híbridas.

    Utilizamos de instrumentos diversos para realizar investimentos e doações com objetivo de melhor atender aos interesses e necessidades das organizações apoiadas, sempre com o suporte de parceiros do ecossistema.

  • Junto com atores do ecossistema.

    Trabalhamos em parceria com atores do ecossistema de impacto social, como fundos de investimento, securitizadoras, agentes dinamizadores, órgãos de pesquisa, entre outros. Isso possibilita uma atuação eficiente, que conta com expertises necessárias para de fato atender às organizações da ponta.

  • Pequeno e estratégico.

    Não temos a palavra escala na mira. Acreditamos num impacto social estratégico, que toque em questões sociais e ambientais estruturais. Para isso, é necessária uma atuação cuidadosa, articulada e local.

  • Apoio financeiro e não financeiro.

    Oferecemos apoio financeiro e não financeiro, através de parcerias com outros atores do ecossistema, para as organizações de impacto social selecionadas. Nosso intuito é que essas organizações tenham perenidade financeira, recursos para bem executar suas estratégias e mensurem os impactos gerados.

  • Acompanhamento e cuidado.

    Seguimos junto das organizações de impacto social e dos parceiros do ecossistema em uma caminhada de longo prazo. Para além do investimento, buscamos seguir lado a lado para apoiar e aprender com a jornada de cada organização.

Pilares programáticos

Moradia digna, bem-viver de populações tradicionais e soberania e segurança alimentar são alguns dos temas que orientam o apoio estratégico que desenvolvemos junto às organizações de impacto socioambiental.

Impacto na ponta


Ver é melhor que ler. Aqui, fotos do nosso time, parceiros, territórios e projetos apoiados, entre outras.


nosso contato:

 

Prospera Social | family office e impacto

assistente@prosperasocial.com
(11) 91124-0878

Rua Simão Álvares, n. 97
Pinheiros, São Paulo, SP - 01415-000